12 abril 2012

Nas ruas da Pompéia cresci


Nas ruas da Pompéia eu cresci.
Joguei bola, esconde-esconde, policia e ladrão, beijo abraço aperto de mão.
Na ladeira meus carrinhos corriam. Assim como a bola e os moleques na cola.
Busca-pé, fogueira, São João.
Primeiros olhares. Beijo na bochecha, sorriso no rosto.
Brincadeiras e brigas. Taco e Porrete.
A policia e o ladrão.
Do chute na cara, da faca quebrada, do dedo torcido.
A construção da rampa, o terreno carpido, banho de esguicho.

Nas ruas da Pompéia eu andei.
Na volta da escola, na volta da rua.
“Hora da janta!”
No asfalto meu cotovelo um dia ficou. O skate, no buraco estancou.
O menino cresceu.
As tardes encurtaram.
O humor oscilou. Emburrou.
E continuou crescendo, aquele menino.

O skate abandonou.
O beijo à boca chegou, a mão aos peitos. Fumaça, fogo e incêndio.
O recreio virou cervejada.
A aula, uma ideologia.
Arquiteto um dia seria.

A família no carro já não tinha mais graça.
Caros amigos, fiéis namoradas. Postos na estrada.
Cheiro de cana queimada no ar.
E a barra é bonita demais.

No papel, o impossível acontece. Na parede, apenas tinta e pincel.
Do projeto à construção, da construção à decepção.
É o desenho, a minha paixão.

Nas ruas da Pompéia, eu cresci.
O menino virou homem, juntou e casou.
Explorou fora.
Investigou dentro.

O copo um dia secou, o papel um dia molhou.

Os quintais viraram garagens.
O jardim da frente, guaritas.

Nas calçadas eu sento.
Bom dia, Boa Páscoa.
Cumprimento.

A criança colori, o menino desenha.
Caderno no colo. Bunda no solo.

Na Pompéia envelheço.

E a paixão eu desenho.

4 comentários:

  1. Eduardo,
    sou fã dos seus desenhos, agora fã do verso em rima e prosa. legal tambem vivi assim no Ipiranga, hoje moro em Vitoria ES, e continuo desenhando, minha vocação até agora é para a figura humana, principalmente o rosto, mas sabe a verdade, se eu pudesse seria seu aluno! quando vc publica uma foto da turma me vejo lá.Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, meu camarada!!
    Desconfiava, mas não tinha certeza dessa veia poética.

    ResponderExcluir