09 abril 2012

Esquina no Bairro da Pompéia.

Fiz este sketch diretamente com marcadores, sem construção linear prévia. O intuito aqui é se aproximar o máximo possível da pintura pictórica. Sei que ainda há um longo percurso pela frente. Por enquanto estou adaptando uma midia que tenho certo dominio(marcadores) para, no futuro, trabalhar com óleo. A grosso modo, o conceito é trabalhar a partir de grandes massas de cores e ir diminuindo-as pouco a pouco, até configurar a pintura, evitando detalhes e trabalhando com sugestão (em oposição à descrição).

Eu tirei uma foto bem no início do processo, quando lancei as primeiras massas de base. Nesse ponto eu cuidei de achar a proporção certa e a composição do desenho. Pequenos ajustes de perspectiva podem ser feitos pouco a pouco.
Em julho deste ano, durante o IIIº Simpósio Internacional de Urban Sketchers, a ser realizado em Santo Domingo (RD), eu darei um workshop sobre esse conceito. Está sendo um desafio para mim, confesso. Não é um tema fácil para mim, que sempre trabalhei com perspectivas lineares. Por outro lado, estou descobrindo um universo inteiramente novo. E é isso que espero transmitir.
No segundo semestre aplicarei este workshop aqui no Brasil, com o label oficial do Urban Sketchers, o que siginifica que o workshop passou pelo crivo do comitê internacional responsável pelos workshops.
Motivo de muita satisfação pessoal.

E vamos em frente, desenhando sempre!

4 comentários:

  1. Grande Eduardo,

    tenho experimentado essa técnica, mas ainda estou longe do teu virtuosismo...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caramba Eduardo, que demais!... Eu gosto de tudo o que você faz, mas confesso que essa linha me chama mais a atenção. Tanto que adoro suas aquarelas feitas in loco. Esse lance de fazer as massas tonais é o que mais busco, espero um dia chegar perto do que você consegue fazer. As últimas ilustrações que você postou no Urban Sketchers estão incríveis!
    Fiquei super interessado no workshop.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Filipe!
    É só ir praticando. Sugiro fazer reproduções de pinturas paa treinar.
    É um ótimo exercicio.

    ResponderExcluir
  4. Mau,
    Obrigado pelo comentário.
    Esse lance de massas é um caminho interessante.
    Valeu,
    qto ao workshop, se for de SP tenho o curso completo que vai começar daqui a 3 semanas (2 novas turmas) e tenho uma versão enxuta, de 3 dias de duração, itinerante.
    abs

    ResponderExcluir