15 dezembro 2010

Oscar Niemeyer - 103 anos!


Minha homenagem a este arquiteto extraiordinário, que completa hoje 103 anos!

Essa catedral é um dos edifícios mais impressionantes que eu entrei em toda a minha vida!
Nunca vou esquecer, naquele ENEA de 1995(?), quando eu atravessei a passagem escura que precede a grandiosa nave da catedral, banhada pela luz azulada dos vitrais. Aquilo foi, para um estudante de arquitetura cheio de sonhos, uma experiência inesquecível. Ver aqueles anjos gigantescos rodando vagarosamente, flutuando no vazio, era de arrepiar. Eu lembro de ter ficado arrepiado!
Isso é para poucos: conseguir resolver um projeto, com suas mil implicações econômicas e funcionais, e ainda emocionar as pessoas? Dá pra imaginar o que é isso?
Niemeyer conseguiu, e ainda consegue.

Eu já postei este desenho aqui antes, quando ele completou 100 anos.
Na época, este desenho foi meu tema para o cartão de Natal daquele ano. 
Vale a pena ler o relato dele mesmo, sobre sua obra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário