13 dezembro 2009

Influências e Inspirações – Parte 04 - Francis D. K. Ching

Francis D. K. Ching – Esse arquiteto de 66 anos publicou inúmeros livros interessantes dos quais tenho três:
Arquitetura – Forma, Espaço e Ordem;
Representação Gráfica para Desenho e Projeto;
A Visual Dictionary of Architecture;
Seus desenhos me cativaram desde o inicio: pela precisão e qualidade do traço, pelas texturas de preenchimento com tracinhos em diagonal, pela brincadeira que faz com os contornos das margens, pelo trabalho de luz e sombra. Seus desenhos de linhas são extremamente precisos, mas longe de serem duros. Seu traço é de uma qualidade impar. De cair o queixo.
Me lembro de tentar particularmente adotar em meu trabalho a forma de preenchimento de texturas (preenchimento em diagonal) e o jogo de vai-e-vem dos contornos das margens, que é uma maneira muito legal de enriquecer as imagens.

Na imagem acima, é muito interessante a forma como ele cria uma margem apenas na parte de cima do desenho, deixando o restante solto. Outro detalhe legal: ele valorizou com a textura apenas o centro da imagem, criando um ponto focal marcante.

Neste simples desenho me chama a atenção as formas humanas apenas sugeridas pelo contorno, em primeiro plano.


Escaniei os outros desenhos principalmente pela qualidade de preenchimento das texturas, jogo de luz e sombra e qualidade do traço.

Um comentário: